terça-feira, 17 de abril de 2012

Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução à Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem












PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM


HISTÓRIA EM QUARINHOS






Autores: 
Vera Tavares e
Izabel Neumensa







Olhos D´ Água, Abril 2012



Apresentação
A intenção do trabalho com projetos de Histórias em quadrinhos é colocar os alunos em contato com práticas de linguagem oral e escritas nas quais há propósitos sociais definidos e interlocutores reais, previamente determinados. O projeto permitem a interdisciplinaridade e se caracterizam por apresentar um produto final preparado ou apresentado pelos alunos. As etapas e atividades do projeto Histórias em quadrinhos são planejadas e compartilhadas entre alunos e professores . No entanto, cabe ao professor planejar as etapas e as situações que vão apoiar o grupo e ajudá-los a superar desafios. Transpor as dificuldades significará o sucesso do empreendimento e também a construção de novos conhecimentos. As atividades nas quais os alunos estarão envolvidos certamente propiciarão momentos de autonomia e de sociabilidade. Trabalhar a história em quadrinhos no processo de alfabetização é de grande importância, pois estimula a imaginação e criatividade, desperta o interesse pela leitura e a escrita das crianças, além de divertir.



Desenvolvimento
Usar o recurso da metalinguagem e intertexto usando histórias em quadrinhos na alfabetização, trabalhar na leitura crítica e interpretação oral de texto, a criatividade , caracterização de personagens, regionalização, ortografias, metáforas visuais, usar tirinhas para ilustrar uma atividade, nas aulas de matemática, português, geografia etc. Trabalhar a produção de textual utilizando histórias em quadrinhos, com o alunos é um recurso que pode ser usado em todos os conteúdos.

Resultado

Não se pode perder de vista o fato de que cada aluno trabalha, elabora e reformula as informações recebidas de forma individual e progressiva. Por isso, na avaliação do rendimento escolar, deve-se levar em conta o processo ensino-aprendizagem. É preciso lembrar que o conceito de erro, sob o ponto de vista pedagógico é valorizado como elemento importante na construção do saber de uma criança É preciso observa se a metodologia que não ajudou, e portanto será necessário reformulá-la para atingir os objetivos propostos no planejamento inicial, se o erro indica que uma ou outra etapa do processo individual não foi superado, e portanto intervenções pontuais serão suficientes para o aluno dar o próximo passo.
















Referências
A Turma da Mônica http://wwwmonica.com.br
Mauricio de Sousa. Cebolinha, número 231.São Paulo. Globo, 2005
Mauricio de Sousa.As melhores tiras do Cebolinha. São Paulo:Globo, 2006
Audálio Dantas. A infância de Mauricio de Sousa. São Paulo:
Editora Callis.2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário