sábado, 14 de abril de 2012

Projeto


Projeto
Histórias em Quadrinhos


1. Definição e caracterização do problema (teórico ou pratico)


            As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar com as crianças, não excluindo os demais, transformar o trabalho do professores em sala de aula de uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

2. Objetivo principal

            Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador. Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.



3.   Objetivos específicos
     
• Identificar personagens e suas características, sequencia temporal e espaço da narrativa
       Observar o recurso usado para representar a fala direta dos personagens – balões de fala
• Diferenciar linguagem verbal da não – verbal
       Identificar a função dos balões de fala, de grito, de sussurro ou cochicho, de choro, de cansaço
• Produzir balões de fala, com base em cenas icônicas


4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvida

·                       Representação em linguagem verbal sons produzidos por diferentes objetos.
•     Linguagem: Análise fonológica (contagem de sílabas, primeira sílaba, dissílaba, monossílaba...), escrita espontânea, formação de palavras, frases e textos a partir de figuras, textos coletivos.
•     Geografia (sociedade)
      Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento.
•     Ciências (natureza)
      Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão.
•     Matemática – Tratamento de Informações:
      Fazer a contagem e o gráfico dos personagens principais que eles mais gostaram.

5.   Plano de ações
     

Ação 1
Descrição:Começar o projeto com um estudo sobre a vida e a obra do autor Maurício de Souza.

Tempo previsto:30 minutos.

Atores envolvidos:Alunos, professores , monitor da sala de informática.

Subproduto: Espera – se que o aluno conheça a autobiografia de Maurício de Souza como escritor e desenhista das histórias da Turma da Mônica e o trabalho que faz junto com o público infantil.


Ação 2
Descrição:Sessão de cinema com o filme Turma da Mônica

Tempo previsto:2 horas.

Atores envolvidos:Alunos, membros da escola, professores

Subproduto:Promover e participar de momentos de conhecimento e entretenimento sobre os personagens da Turma da  Mônica.


Ação 3
Descrição: Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.


Tempo previsto: 3 aulas.

Atores envolvidos:  Alunos e professores.

Subproduto:  Investigar até que ponto conhecem esse gênero textual, deixar que os alunos manifestem livremente a respeito das HQs, lê as HQs, observe as ilustrações e onomatopeias , desenvolver a habilidade de leitura , desenvolver habilidades de comparar e tirar confluções.



Ação 4
Descrição: Atividades envolvendo a Turma da Mônica: dobraduras, caça – palavras, ditados, confecções de cartazes, pinturas , murais, gráficos, problemas, higiene (Ciências ), etc. Produções Textuais.


Tempo previsto: 3 aulas.

Atores envolvidos: Professores e alunos.


Subproduto: Espera-se que os alunos compreendem as atividades propostas, façam produções textuais.
Avaliação
Verificar se o aluno já domina o uso dos recursos sobre os quais refletiu nas atividades de leitura e de análise linguística. Avaliar a produção, com base nos critérios estabelecidos. Os conhecimentos que eventualmente o aluno não tenha construído poderão ser retomados na reescrita ou refacção das produções.




Preencher com quantas ações forem necessárias para desenvolver o projeto.

. Tempo total de realização do projeto: 10 aulas ou mais – sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos




7. Material total de realização do projeto
CD, DVD, aparelho de  som e de DVD, telão, data show, lápis de colorir, folhas mimeografadas, cartazes, quadro negro.



8. Fontes de pesquisa
Internet, livros, revistas, jornais, etc.


9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)

Verificar se o aluno já domina o uso dos recursos sobre os quais refletiu nas atividades de leitura e de análise linguística. Avaliar a produção, com base nos critérios estabelecidos. Os conhecimentos que eventualmente o aluno não tenha construído poderão ser retomados na reescrita ou refacção das produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário