O currículo caracterizava-se pelo modo próprio de
ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma
padronizada de se trabalhar com a educação e com seus pacientes mais imediatos:
os alunos. Dessa forma, se a estrutura planejada no início do ano, a que foi
estabelecida no projeto político pedagógico de cada escola, estivesse sendo
rigorosamente obedecida, significava que o plano curricular estava sendo bem
formado e coerentemente respeitado em suas determinações.
A palavra currículo tem origem do latim currere =
carreira, portanto, já nos livros encontramos a definição de currículo como: é
o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizadas em uma instituição de
ensino. Daí o currículo deve refletir todas as experiências em termos de
conhecimento que serão proporcionados aos alunos na sua aprendizagem. O
currículo é deste modo, uma questão de identidade, podendo-se considerar que é
como seleção de conhecimentos. O currículo formal exige a seleção e a organização
dos componentes curriculares, sejam eles em forma de disciplinas ou de módulos,
mas a integração pressupõe o restabelecimento da seleção de conhecimentos a ser
estudado. Segundo Gadotti,” o currículo integrado organiza o conhecimento e
desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam
aprendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende
explicar e compreender”. Aliar a tecnologia e currículo para potencializar a
transformação da escola na aprendizagem em sala de aula, faz parte de um
sucesso que busca acontecer, pois às junções desses instrumentos resultariam em
aprender, uma vez que os alunos assimilariam com mais facilidade e rapidez as
informações recebidas. As tecnologias dão suporte ao currículo, servindo de
ferramenta de apoio às elaborações de raciocínio mental ao conhecimento
concreto. Portanto para elaborar planejamento de projeto que venha ser eficaz
nas bases curriculares, deve-se fazer uso de tecnologia e mídias educacionais,
de forma que possa interagir do modo positivo no processo de ensino e
aprendizagem escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário